Governador Valadares realiza curso de conciliação

Profissionais são capacitados para atuar como conciliadores

Advogados, estudantes de direito e outros profissionais participaram, de 8 a 12 de abril, em Governador Valadares, de curso teórico de conciliação. A iniciativa é da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca.

Para o coordenador do Cejusc local, juiz Roberto Apolinário de Castro, o treinamento foi de extrema importância para a comarca, que tem diversos parceiros como a Polícia Militar, a Vara de Violência Doméstica, municípios, OAB e faculdades.

Entre as iniciativas recentes, destaca-se a inauguração de um Posto de Atendimento Pré-Processual (Papre) na 43ª Subseção da OAB, demonstrando a necessidade de capacitar conciliadores para atuar nos novos locais.

Durante o curso, a turma foi surpreendida com uma mensagem de incentivo do juiz André Gomma, grande defensor da conciliação, que parabenizou a iniciativa da comarca.

O magistrado, integrante do Conselho Nacional de Justiça, ressaltou que a atividade desafia todos a sair de dinâmicas onde há um certo e um errado, para terceiros caminhos que aproximam e constroem. Aos advogados participantes desejou que eles possam atuar de forma resolutiva e com satisfação pessoal e profissional.

O curso foi ministrado pelas instrutoras Cláudia Maria Luskal Amaral Resende, Gina Chaves, Helena Edwirges Santos Delamonica e Nauraína da Rocha Martins. Prestigiaram ainda o evento a supervisora geral do Cejusc, Giselle Machado Freitas Neves, e a assessora do Juízo, Anne Pena de Oliveira.

Para a supervisora do Cejusc, a atividade foi realizada em ótimo momento, pois muitas pessoas têm procurado a unidade interessadas em participar do curso. Há, inclusive, uma lista de espera.

Divulgação da Noticia – Site TJMG Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Foto Sivulgação Juiz Roberto Apolinário de Castro e instrutoras do curso