O “X” trabalha a inclusão independente de raça, etnia, sexo, gênero, nível social ou religião
Hoje (10) é o dia em que se comemora em todo o mundo o “Dia Internacional dos Direitos Humanos”. Nessa data, em 1948 foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Paris, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) por meio da Resolução 217 A (III). A Declaração reconhece que “a dignidade é inerente à pessoa humana e é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo”. Mesmo após 71 anos de sua adoção muitos ainda não têm seus direitos garantidos.
Para lembrar a data e promover discussão, o Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (CMPDDH), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizou um evento aberto na Praça dos Pioneiros. Segundo Marta Nascimento, Presidente da comissão de eventos do CMPDDH, o evento fecha os 16 dias de ativismo que debatem as diversas formas de violência e violação de direitos e “por isso é importante discutir, e trazer para a sociedade a importância da conscientização, durante estes dias abordamos a violência contra a mulher, contra o idoso, pra fecharmos numa abordagem maior focada na paz e lançar para 2020 o tema da diversidade”, explicou.
O presidente do CMPDDH, Edmarcius Carvalho afirmou que a pauta Direitos Humanos não é apenas ideológica, política ou religiosa. “Não temos lado, a defesa dos direitos humanos vai além das divergências, das diferenças, ou da forma como se compreende a sociedade. Por isso o tema é Direitos Humanos para todxs, com X mesmo. Que significa que independe de raça, etnia, sexo, gênero, nível social, religião, etc”, declarou.
No evento foram realizadas apresentações culturais; assistência jurídica; cuidados com a saúde; dinâmicas; poesias; brinquedos para a criançada; algodão-doce; articulação da rede de defesa de direitos; e apresentação dos serviços e programas realizados por secretarias e coordenadorias municipais, conselhos de direitos, associações, entidade de defesa de direitos humanos, instituições de ensino superior e instituições privadas que atuam na promoção e defesa dos direitos humanos.
Divulgação da Noticia – Fonte Secretaria de Comunicação e Mobilização Social GV – Foto Reprodução Imagem Internet