Muitos dos campeonatos estaduais pelo Brasil conheceram neste final de semana seus respectivos campeões. Mas não foram apenas os títulos que marcaram as finais de sábado e domingo.
De Norte a Sul do Brasil, os torcedores acompanharam desde brigas, como aconteceu em Alagoas, até provocações a rivais, como em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná.
As finais dos estaduais 2016
Reprodução
Violência mancha final de Alagoas
O CRB conquistou o Campeonato Alagoano, mas as imagens que marcaram a final contra o CSA não serão de festa. No fim da partida, torcedores regateanos invadiram o campo para comemorar; entretanto, adversários também invadiram o gramado e deram início a uma pancadaria generalizada. Dois torcedores do CBR foram espancados. Um deles foi hospitalizado e seu estado de saúde, até a noite de domingo, era estável.
Ricardo Nogueira/Folhapress
Tome provocação!
O Santos conquistou o Campeonato Paulista 2016, e seus jogadores aproveitaram para “homenagear” os rivais. “Chupa! Agora eu quero ver ‘neguinho’ comentar no meu Instagram. Vai, comenta lá. Quero ver”, destacou Lucas Lima. Nas redes sociais, o próprio clube fez alusão às máscaras usadas pelo elenco do Palmeiras para comemorar o título da Copa do Brasil. “É melhor confeccionar mais máscaras para o Pastor Artilheiro”, brincou, referindo-se a Ricardo Oliveira.
Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Cruzeiro, de olho nas finais do RJ
O técnico Jorginho, do Vasco, esteve bastante cotado para assumir o Cruzeiro. Descartou a possibilidade e acabou conquistando o título do Campeonato Carioca 2016. Então, sabe quem virou a prioridade do time mineiro Ricardo Gomes, técnico do Botafogo, justamente o vice-campeão do Rio. Após a final deste domingo, Gomes admitiu ter oferta e prometeu dar uma resposta até terça-feira.
América Mineiro/Divulgação
Fim do jejum do América-MG
O América-MG não conquistava o título do Campeonato Mineiro desde 2001. Em 2016, venceu o Atlético-MG por 3 a 2 no placar agregado e faturou a taça. Agora, passou para o São Paulo o bastão de maior jejum entre os grandes a não conquistar títulos estaduais – a equipe paulista não levanta o caneco desde 2005. Em seguida, vêm Palmeiras (2008) e Grêmio (2010).
Victor Martins/UOL Esporte
Título no caminhão
E o América-MG não aliviou na hora de comemorar a conquista. Na saída do estádio, o elenco subiu em um caminhão de bombeiros, que foi do Mineirão ao Estádio Independência. De lá, os jogadores foram para uma churrascaria, onde Atlético-MG e Cruzeiro costumam festejar suas conquistas.
Reprodução/Globo
Temer jamais
A torcida do Inter aproveitou o jogo contra o Juventude para se manifestar a respeito de assuntos paralelos ao esporte. À beira do campo, os torcedores exibiriam duas faixas: Temer jamais, em alusão ao vice-presidente Michel Temer, que pode assumir a presidência em caso de impeachment de Dilma Rousseff, e Golpe, com um símbolo da Rede Globo, associando a emissora ao processo do qual Dilma é alvo.
Reprodução/Twitter do Inter
O colorado triste
O Inter conquistou o Campeonato Gaúcho pelo sexto ano consecutivo. Mas nem mesmo o título gaúcho foi capaz de acabar com a tristeza de um jogador do Internacional: Alisson. O goleiro colorado deixa o clube para reforçar a Roma e nem mesmo disputará os primeiros jogos do Campeonato Brasileiro. Após a vitória sobre o Juventude, Alisson foi visto com o olhar perdido no gramado do Beira-Rio.
Gustavo Oliveira/Clube Atlético Paranaense
Walter: um gol e cinco coxinhas
O atacante Walter foi um personagem de destaque no elenco do Atlético-PR que conquistou o Campeonato Paranaense. Sem gols ao longo da competição, balançou as redes justamente na vitória por 2 a 0 no segundo jogo das finais. Na comemoração, o atacante , agora mais fininho do que em 2015, prometeu extravasar. Estou liberado. Hoje é cinco coxinhas?, disse, em referência ao placar agregado (5 a 0) nas finais.
Joinville EC/Divulgação
Em SC, título embaixo d?água
A Chapecoense conquistou neste domingo o quinto título do Campeonato Catarinense de sua história. No entanto, o Joinville não foi o único adversário da equipe de Chapecó: nos primeiros minutos, o árbitro Sandro Meira Ricci foi obrigado a paralisar as atividades por conta das fortes chuvas. A bola só voltou a rolar após cerca de 20 minutos. O empate por 1 a 1 deu o título ao time de Guto Ferreira.
Torcida do América-RN faz festa com bandeira rival
O ABC conquistou o Campeonato Potiguar ao vencer o América-RN por 4 a 0. Mas não quer dizer que os americanos não deixaram o Frasqueirão com um ?troféu?. Antes do jogo, a mascote do ABC entrou em campo com um bandeirão suspenso por balões; o vento, porém, levou o ornamento na direção da torcida rubra, que despedaçou o objeto dos rivais.