FIEMG realiza doação câmaras frias para conservação vacinas contra Covid-19

Ação do Conselho Estratégico da Federação mineira faz parte da campanha Unidos pela Vacina; 6 cidades da Regional Rio Doce serão beneficiadas

A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), representando o setor produtivo do estado, adquiriu 200 câmaras frias que servirão para o armazenamento das vacinas contra a Covid-19.

A entrega simbólica dos equipamentos ao Estado foi realizada na semana passada, na sede da Federação, e o governador Romeu Zema agradeceu o engajamento e apoio do setor produtivo. “É uma doação de suma importância para o combate à pandemia. O lote doado pelo setor industrial será distribuído para as cidades que mais precisam”, afirmou Zema, lembrando que o governo estadual vem se empenhando no processo de vacinação. “O que mais queremos é vacina nos braços dos mineiros”, ressaltou o gestor.

A iniciativa da FIEMG, por meio de seu Conselho Estratégico, que reúne os principais industriais de Minas Gerais, como Rafael Menin, da MRV, e Eugênio Mattar, da Localiza, integra as ações da campanha Unidos pela Vacina, iniciada por Luiza Trajano, presidenta do Conselho de Administração do Magazine Luiza.

A aquisição das primeiras 200 câmaras frias e a distribuição de vários insumos pelas empresas associadas beneficiarão 324 municípios, sanando um gargalo na vacinação do estado, que é a perda de doses por falta de local adequado de armazenamento. Na segunda etapa, que se iniciará em junho, novos equipamentos serão distribuídos e a previsão é alcançar mais de 400 municípios em todo o estado.

“Foi mais uma ação de apoio ao gesto vacinal do estado. Muitos municípios não possuem a infraestrutura necessária para receberem e armazenarem as vacinas. A FIEMG realizou a mobilização das indústrias de Minas Gerais para a compra das câmaras frias, que serão entregues, diretamente, às secretárias de Saúde dos municípios beneficiados”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG.

O líder empresarial esclareceu que, além das câmaras frias, as empresas que compõem o Conselho Estratégico da Federação, estão doando outros itens, como luvas, máscaras, álcool em gel, caixas térmicas, materiais de higiene e jalecos, dentre outros insumos necessários para a estruturação da vacinação em Minas Gerais. “As ações do setor industrial na campanha Unidos Pela Vacina vão atender 400 dos 853 municípios mineiros, ou seja, a metade do estado”, afirmou Roscoe.

No dia 07/06, 6 unidades das câmaras frias serão entregues em 6 cidades da Regional Rio Doce, sendo 1 unidade para cada cidade, conforme demanda sinalizada: Carlos Chagas, José Raydan, São Pedro do Suaçuí, Serra dos Aimorés, Setubinha e Raul Soares.

Para o presidente da FIEMG Regional Rio Doce, Marcos Lopes, esta iniciativa reforça o compromisso da entidade em unir todos os esforços no combate à Covid-19. “Desde o início da pandemia, não medimos esforços e dedicação para encontrar soluções para salvar vidas, preservar os empregos e manter as indústrias operando. Somente para nossa cidade e região, fizemos doações de mais de 20.000 máscaras cirúrgicas descartáveis e mais de 5.000 litros de álcool glicerinado 70%.

Dezenas de máscaras face shield (protetores faciais) foram produzidos pelo SENAI de Valadares e também doados aos hospitais públicos, além de 64 ventiladores mecânicos (respiradores) que já estão operando em 12 cidades. Além disso, conseguimos junto ao presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, a doação de 4 UTI’s para Valadares. Com o apoio da indústria da cidade e de valadarenses, doamos 70 capacetes Elmos para o Hospital Municipal. Agora, a indústria mineira se une em apoio ao gesto vacinal, doando insumos para que a vacinação ocorra de forma eficaz, alcançando todos os mineiros.

Tudo isso, é para que as pessoas vejam a importância e o papel da indústria em preservar a saúde e salvar vidas, mantendo o equilíbrio da economia” concluiu o líder industrial da região do Vale do Rio Doce.

Divulgação da Noticia – Site GazetaMinas.com –  Fonte  Regional Rio Doce Governador Valadares – FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais – Nério da Costa Neiva Junior – Foto Reprodução Imagem Internet -Franco Serrano