FIEMG apoia o Junho Laranja

Campanha tem como tema neste ano “Álcool e fogo: mantenha distanciamento. Contra queimaduras, prevenção é a vacina”

O Junho Laranja, campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) há quase 10 anos, com o apoio da FIEMG, visa à conscientização da população e autoridades quanto à prevenção de acidentes com queimaduras. O mês é escolhido em razão do dia 6 de junho, considerado como Dia Nacional de Luta contra Queimaduras.

Neste ano, o tema será Álcool e fogo: mantenha distanciamento. Contra queimaduras, prevenção é a vacina. A escolha se deve pelo aumento do uso da substância com a pandemia de coronavírus. “O álcool é um produto inflamável, culturalmente muito presente nos lares brasileiros, principalmente para limpeza de superfícies e, agora, com uso estimulado prevenção ao coronavírus. Isso aumentou os acidentes com queimaduras. As pessoas lidam de forma descuidada, não sabendo o potencial de queimar”, destaca o presidente da SBQ, José Adorno.

Para alertar a população sobre isso, a SBQ preparou uma série de atividades para todo o mês de junho. Lives, vídeos educativos voltados para o público infantil, entrevistas com especialistas e material explicativo sobre os riscos, cuidados e rede de atendimento fazem parte da programação – saiba mais aqui.

“O objetivo é alertar autoridades, legisladores, a população como um todo que as queimaduras necessitam de políticas específicas para a prevenção, alertar para os perigos sobre queimadura, seja com álcool, líquidos quentes, eletricidade. Tem vários agentes que causam queimadura e que as pessoas precisam ter cuidado para evitar morte e cicatrizes após acidente”, destaca José Adorno, presidente da SBQ. Ele ressalta que, no Brasil, são cerca de 150 mil internações por ano em razão de queimaduras. Desse total, em média, 30% são crianças. “A maioria dos acidentes acontece em ambiente doméstico. Conhecendo a causa e estabelecendo políticas corretas, com educação, campanhas que promovam cuidado, certeza que podemos diminuir esse número de queimados”, frisa.

Continue se protegendo do novo coronavírus, mas use sempre o álcool com segurança.

Divulgação da Noticia – Site GazetaMinas.com –  Fonte  Regional Rio Doce Governador Valadares – FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais – Nério da Costa Neiva Junior