Os imigrantes que obtêm o status de residente permanente legal (green card) nos EUA e os que mais tarde se tornam cidadãos norte-americanos naturalizados, muitas vezes desejam que seus parentes próximos no exterior também imigrem. Existem várias maneiras de ajudar um membro da família elegível a imigrar para os EUA, mas quase sempre esse processo complexo começa com o envio de um formulário essencial para estabelecer o relacionamento entre o solicitante e o beneficiário.
Chama-se Formulário I-130, Petição de Parente Estrangeiro, e é o primeiro passo para patrocinar um parente que deseja imigrar aos EUA. Somente depois que o governo dos EUA aprovar essa petição, o membro da família poderá aplicar para se tornar um residente permanente legal, ou seja, portador do green card.
Agora, pela primeira vez, os imigrantes poderão realizar esse processo eletronicamente. Os Serviços de Cidadania & Imigração (USCIS) anunciaram recentemente que disponibilizavam o formulário para preenchimento online.
“O I-130 é um dos formulários do USCIS mais apresentados”, disse o diretor interino do USCIS, Ken Cuccinelli, em um comunicado à imprensa.
“À medida que continuamos nossa transição para operações sem papel, os peticionários agora podem experimentar a conveniência de preencher eletronicamente”, acrescentou o funcionário escolhido por Trump.
Como patrocinar um membro da família:
O primeiro passo é criar uma conta online, que pode ser aberta através do website: https://myaccount.uscis.dhs.gov, o qual oferece uma maneira segura para os imigrantes enviarem solicitações e revisarem seu status à medida que o processo avança.
Depois de iniciado o processo, uma vez que o Departamento de Segurança Interna (DHS) tenha verificado a relação familiar e, consequentemente, tenha aprovado o Formulário I-130, os parentes “devem esperar até que haja um visto disponível antes de poderem se candidatar para se tornar um residente permanente legal”, explicam as autoridades.
O próximo passo, se o membro da família já estiver nos EUA, é aplicar junto ao USCIS enviando o Formulário I-485, Pedido de Registro de Residência Permanente ou Ajuste de Status. Se o estrangeiro mora no exterior, ele ou ela deve solicitar um visto de imigrante nos consulados dos EUA espalhados em todo o mundo.
Divulgação da Noticia – Site BrazilianTimes.com – Fonte: Redação – Brazilian Times – Foto Reprodução Imagem Internet