Eliene Rosa da Escola João XXIII vencedora Concurso Receitas da SMED

Com o objetivo de valorizar as profissionais da cozinha das escolas municipais, o concurso presenteou a ganhadora com uma bolsa integral para o curso de gastronomia na Unicesumar

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) apresentou na última terça-feira (12) a vencedora do 1º Concurso de Receitas Culinárias do Programa de Alimentação Escolar. Eliene Rosa de Almeida, da Escola Municipal João XXII, levou o prêmio com a receita almôndega ao sugo de tomate.

Emocionada, Eliene recebeu do secretário de Educação José Geraldo Lemos Prata e da primeira dama Andréia Merlo, a medalha de primeiro lugar. “Estou muito feliz por ganhar o concurso e o prêmio do curso de gastronomia. Quando escolhi a receita pensei no tomate, pimentão, a carne, e no amor e carinho que sempre coloco em toda receita que eu faço para as crianças da escola. E elas adoram minha comida”. Além disso, Eliene também ganhou um dia de lazer com sua família no Minas Clube.

Durante a cerimônia de premiação, a gerente do Programa de Alimentação Escolar, Alexsandra Venturelli anunciou mais frutos do concurso. “Durante os dois dias de prova, percebemos que todas as participantes foram muito criativas, elaboraram receitas nutritivas e bem saborosas. Por isso, todas as receitas vão estar presentes no cardápio escolar 2020”. A notícia foi muito comemorada pelo público.

Para que todas as escolas tenham acesso, foi produzido um livro do concurso, com o passo a passo das receitas, ilustrado com fotos e o perfil de cada participante. Distribuídos durante a cerimonia para as participantes e suas diretoras, o livro também será entregue a todas as escolas municipais. A versão digital também se encontra no site da SMED.

A gestora da Unicesumar, Antonieta Bastos Coelho, também aproveitou o momento para anunciar mais um prêmio as participantes. “A Unicesumar é parceira da SMED há muito tempo. Além de premiar a vencedora com um curso de gastronomia 100 % integral, vamos ofertar as outras participantes 50% de desconto no curso de gastronomia”.

A diretora do Departamento de Apoio ao Educando, Ana Carla Camargo, destacou o trabalho desenvolvido no Programa de Alimentação Escolar. “A gente carrega a lembrança do cheiro da merenda, o momento que temos com a cantineira, seja na hora de servir ou para provar aquele sabor diferenciado. O programa visa orientar aos estudantes de uma alimentação saudável e assim motivar também a comunidade da importância de cuidar da alimentação”.

Para o secretário de Educação, José Geraldo Lemos Prata, o concurso também vai beneficiar os estudantes da rede municipal de ensino. “É essencial valorizar todos os servidores que fazem parte da educação. Como também resgatar aquela merenda gostosa, feita com carinho, e isso nós conseguimos dentro do processo de amorização da educação de Valadares. É um momento de extrema felicidade ver a alegria das pessoas que participaram e a de seus colegas. Certamente quem serão beneficiados são nossos alunos.

O concurso foi uma parceira entre a SMED e o curso de Nutrição da Univale. As receitas foram criadas com ingredientes que pertencem à alimentação escolar e preparadas nos dias 5 e 6 deste mês, no Laboratório de Técnica Dietética, na Univale. A banca de jurados degustou os pratos e utilizou como critérios de pontuação a apresentação, a diversificação dos ingredientes, a criatividade e a originalidade das receitas.

As participantes do 1º ao 3º lugar levaram, respectivamente, medalhas de ouro, prata e bronze, prêmios e uniformes de chef de cozinha da Uniforme Premium. As outras participantes ganharam medalhas de participação.

Confira a ordem de premiação:

1º lugar: Eliene Rosa de Almeida

Escola Municipal João XXIII

Receita Almôndega ao sugo de tomate

2º lugar: Luciana Cristina Amorim

Escola Municipal João Pereira

Receita: Purê de mandioca com cobertura de peito de frango

3º lugar (empate): Maria do Rozário Ferreira de Souza

Escola Municipal Professora Valdete Nominato

Receita: Purê de Abóbora

Maria Lúcia de Rezende

Escola Municipal Padre Eulário Lafuente Elorz

Receita: Feijão tropeiro a moda escolar

Divulgação da Noticia – Fonte Secretaria de Comunicação e Mobilização Social GB – Foto Reprodução Imagem Internet