Doughnuts com farinha de chia -Um prazer que satisfaz de verdade, com muto bom gosto

Esse é mais um tesouro de receita vindo da minha amiga americana Audrey Viola. São mini-doughnuts inspirados nos doughnuts tradicionais. Eles são saudáveis e facílimos de serem preparados. Depois de assados, são polvilhados com açúcar, canela e noz-moscada, mas você pode escolher a sua cobertura favorita. Deliciosos com café!!

Ingredientes

1 ½ xícara (210 g) de farinha de trigo branca

½ xícara (70 g) de farinha de trigo integral

3 colheres (sopa) de farinha de chia

1 ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio

½ colher (chá) de sal marinho

1 pitada de noz-moscada ralada

½ xícara (100 g) de açúcar

¾ de xícara (150 ml) de leite

3 colheres (sopa) de iogurte natural

2 colheres (chá) de suco de limão

2 ovos grandes em temperatura ambiente

1 colher (chá) de essência de baunilha

⅓ de xícara (75 g) de manteiga sem sal, derretida e fria

Açúcar granulado misturado com canela em pó e noz-moscada ralada para polvilhar

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 400°F (200°C). Unte e polvilhe levemente 12 formas próprias para mini-doughnut (uso forminhas com cone no centro e próprias para quindins).  Em uma tigela grande, coloque as farinhas, o bicarbonato, o sal, a noz-moscada e o açúcar; misture e deixe de lado.

Em uma tigela média ou copo grande, coloque o leite, o iogurte, o suco de limão, os ovos a baunilha e 3 colheres (sopa) da manteiga derretida (reserve o restante para usar depois na cobertura). Misture, batendo bem os ingredientes com um garfo até as gemas ficarem bem desmanchadas; despeje sobre os ingredientes secos e misture-os com uma colher grande, sem bater. Você deverá obter uma massa com textura grossa; distribua-a nas forminhas preparadas, espalhando com a ajuda de uma colher pequena ou a ponta de uma faca. Leve ao forno por 8 – 10 minutos (eles assam rápido) até ficarem levemente corados.

Retire os doughnuts do forno e deixe-os esfriar por 5 minutos nas formas. Enquanto isso, aqueça a manteiga reservada. Em um prato fundo, coloque 3 a 4 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (chá) de canela em pó, 1 pitada de noz-moscada e misture bem.

Desenforme os doughnuts, pincele-os, um de cada vez, com a manteiga aquecida. Em seguida, role no açúcar temperado. Sirva-os mornos ou em temperatura ambiente.

Rendimento: 12 unidades

Dica: Se usar forminhas para quindins, individuais, leve-as ao forno dentro de uma assadeira grande. Depois de assados, os doughnuts também podem ser cobertos com chocolate, leite condensado, calda quente de limão, glacês ou geleias.

Brazilian Voice  – Noticia divulgada