Dia Mundial da Água é comemorado com alunos de escolas municipais

????????????????????????????????????

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOVERNADOR VALADARES COMEMORA COM OS SEUS ALUNOS O DIA DA ÁGUA NA CIDADE

O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (22), na Praça de Esportes

A sexta-feira (22) começou diferente para estudantes das escolas municipais Adélia Ribas e Rosalva Simões Ramalho. Eles participaram das comemorações alusivas ao Dia Mundial da Água, na Praça de Esportes, com a presença do prefeito André Merlo, secretários municipais, policiais militares do Meio Ambiente e da Banda da 8ª RPM e servidores. O objetivo foi conscientizá-los sobre a importância de cuidar do recurso natural e da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

O evento foi aberto pela Banda da 8ª RPM. O secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA), Marcelo de Aquino, destacou a importância de se comemorar o Dia Mundial da Água. “É um prazer estar aqui com vocês nesse dia importante. Precisamos começar a trabalhar a educação ambiental com as crianças para que saiam daqui mais conscientes e preservando esse bem tão importante que é a água. Nós não vivemos sem ela e precisamos economizar; não desperdiçar em banhos longos, lavagem de calçadas, entre outros. Todo dia é o dia da água!”, lembrou.

O diretor geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), coronel Sebastião Pereira de Siqueira, agradeceu a oportunidade de participar e lembrou que em 1993 a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial da Água para que pudéssemos realizar ações e buscar, cada vez mais, a conscientização do uso da água. “Juntamente com o prefeito, trabalhamos na busca por melhorias para nossa cidade e estamos realizando ações ligadas à nossa água, buscando sempre qualidade para a nossa população como a Estação de Tratamento de Água (ETA), Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e ainda a Nova Captação de Água, que é um desejo de todos”.

O prefeito André Merlo falou sobre a necessidade de cuidar da água. “Às vezes um dia tão importante como o de hoje passa despercebido para muitas pessoas que não dão importância para a água no dia a dia. Muitas vezes só sentimos quando ela falta em casa. Em Valadares, por exemplo, até a tragédia de Mariana, não sentíamos falta da água, mas depois daquele dia onde ficamos por mais de uma semana em busca de água potável, vimos como ela é preciosa para nossa sobrevivência. Hoje trabalhamos incansavelmente para que o SAAE consiga entregar água de qualidade”.

Para animar a criançada, a dupla de pedagogas Rosana Letiere e Adriane Oliveira fizeram uma Contação de Histórias divertida. As crianças também fizeram festa com o mascote do SAAE. A palestra do dia foi ministrada pelo cabo da Polícia Militar, Keler Gomes Maciel e abordou o tema “A importância da água e suas utilidades”. Os estudantes também conheceram como é feita a limpeza e o tratamento da água através da mini-ETA do SAAE. A Vigilância Ambiental e o Laboratório de Bromatologia apresentaram os diversos estados da água – água potável, poluída.

         O evento foi realizado pelas secretarias municipais do Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA); Cultura, Esporte, Lazer e Juventude (SMCEL), Saúde (SMS) e Educação (SME) com a parceria do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE); Polícia Militar e Ambiental; FIEMG e Salgadinhos Click.

Divulgação SECOM/PMGV