Dia Internacional Síndrome de Down é comemorado com tarde de lazer

Prefeitura Municipal de Governador Valadares, comemora este dia internacional Praça de Esportes será o palco da festa pelo segundo ano consecutivo

Hoje em dia muito tem se falado em inclusão e no respeito as diferenças. Foi justamente com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da luta por direitos igualitários e para importância da inclusão de pessoas com síndrome de down na sociedade que instituíram o dia 21 de março como o Dia Internacional da Síndrome de Down. Em Valadares a data será comemorada nesta quinta (28), de 14 às 17 horas, na Praça de Esportes, onde será realizada uma tarde de lazer com aulas de zumba, roda de capoeira, oficina de pintura, contação de história, muitas brincadeiras e guloseimas. O evento é aberto a todas as crianças, independente de terem ou não alguma síndrome.

A iniciativa é uma parceria da Família Trissomia 21, APAE, Associação Valadarense de Assistência aos Direitos e Deveres do Excepcional (AVADDE) e da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude (SMCEL).

A síndrome

A síndrome de Down não é uma doença. Ela ocorre quando há uma mutação no material genético no cromossomo 21 que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome aparece com três cromossomos (trissomia). Isso acontece ainda na gestação quando as células do embrião são formadas com 47 cromossomos, sendo que o normal seria 46. Os motivos para que isso ocorra ainda são desconhecidos.

Site Prefeitura de Valadares – SECOM/PMGV