A Câmara dos Deputados realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Bumba Meu Boi.
O Bumba Meu Boi, também chamado de Boi-Bumbá, é uma dança tradicional brasileira típica das regiões norte e nordeste.
Embora tenha maior representatividade nas culturas dessas regiões, atualmente podemos encontrar essa manifestação cultural em todas as partes do Brasil.
Em 2012, o Bumba Meu Boi foi incluído na lista de Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Festas
Inserida na cultura popular, é no estado do Maranhão que o Bumba Meu Boi tem maior representatividade com as festas em comemoração aos santos populares. Ali, ela ocorre nos meses de junho e julho em São Luís desde o século XVIII.
Merece destaque também a cidade de Parintins, no estado do Amazonas com o Festival Folclórico de Parintins, festa comemorada anualmente no município desde 1965.
Por ser uma das festas folclóricas mais importantes do país, no dia 30 de junho é comemorado o Dia Nacional do Bumba Meu Boi.
Origem
A lenda do Bumba Meu Boi tem origem europeia, mais precisamente da tradição luso-ibérica do século XVI. Essa, por sua vez, esteve inspirada nas antigas comédias populares italiana e inglesa.
Quando chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores portugueses, ela foi se modificando ao incluir alguns aspectos das culturas africana e indígena.
História da Lenda
No nordeste, a história do Bumba Meu Boi foi inspirada na lenda da Mãe Catirina e do Pai Francisco (Chico).
Nessa versão, eles são um casal de negros e trabalhadores de uma fazenda. Quando a esposa fica grávida, ela tem desejo de comer a língua de um boi.
Empenhado em satisfazer a vontade de Catirina, Chico mata um dos bois do rebanho, que, no entanto, era um dos preferidos do fazendeiro.
Ao notar a falta do boi, o fazendeiro pede para que todos os empregados saiam em busca dele.
Eles encontram o boi quase morto, mas com a ajuda de um curandeiro ele se recupera. Noutras versões, o boi já está morto e com o auxílio de um pajé, ele ressuscita.
A lenda, dessa maneira, está associada ao conceito de milagre do catolicismo ao trazer de volta o animal. Ao mesmo tempo, tem presença de elementos indígenas e africanos tais quais a cura pelo pajé ou o curandeiro e a reencarnação.
Nesse sentido, a festa do Bumba Meu Boi é celebrada para comemorar esse milagre.
Principais Características
A festa em celebração ao Bumba Meu Boi inclui danças, músicas, desfiles e representação teatral. Assim, as cores se misturam num ambiente festivo, alegórico e popular.
A música envolve diversos instrumentos como o violão, o cavaquinho, o pandeiro, o chocalho, o triângulo, a zabumba, a matraca, etc.
O ritmo predominante é chamado de toada, um estilo de cantiga simples e regional formada por estrofes e rimas.
Na apresentação teatral o boi é o personagem principal, mas também temos o fazendeiro, o vaqueiro e sua mulher.
Essa encenação lúdica é caracterizada pela união do humor, da sátira, do drama e da tragédia. Enquanto a história do boi é declamada por um narrador, os personagens dançam.
O enredo gira em torno da morte a ressureição do boi e tem como destaque a fragilidade humana, em detrimento da força bruta do animal.
Note que a história pode apresentar algumas variações dependendo da região. Além dela, os nomes e as vestimentas variam também.