Desfile de Sete de Setembro é sucesso de público em Valadares

Cerca de 10 mil pessoas acompanharam o desfile desse ano que foi marcado pela diversidade e organização

Pelo menos dez mil pessoas foram para avenida Minas Gerais para acompanhar o Desfile de 7 de Setembro na manhã de hoje, em Governador Valadares. E o que viram foi um espetáculo de diversidade e organização. Crianças e idosos estavam entre os participantes, representando suas escolas ou as 45 instituições que, divididas em quatro alas, mostraram com alegria e cor o que o Brasil tem de melhor: os brasileiros.

Além das escolas e das instituições, algumas delas ligadas à segurança pública como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, ciclistas e atletas (entre eles corredores medalhistas), e a companhia de teatro Katarriso, que fez apresentações cênicas e circenses, também desfilaram. Pela avenida passaram ainda servidores de várias secretarias, veículos antigos e cachorros que fizeram uma Cãominhada. A alegria dos idosos atendidos pelos vários equipamentos públicos do Município, entre eles do NASF, foi um espetáculo à parte. Dançando ou com cartazes com os quais pediam um abraço, eles contagiaram a avenida.

Outro momento marcante foi o desfile de pessoas que já estiveram em situação de rua e que agora trabalham para o Município por meio do “Projeto de Reinserção da População de Rua no Mercado de Trabalho”, desenvolvido pela Prefeitura com envolvimento de secretarias como a de Assistência Social e a de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU). Com tanta novidade, o que se viu foram pessoas elogiando a organização do evento e enaltecendo a importância da data para uma melhor reflexão sobre o patriotismo.

O aposentado Jorge Rodrigues, 88 anos, foi um deles. Ele estava tão encantado com o desfile desse ano que falava para todos ao redor que tinha sido o melhor de sua vida. “Moro há 55 anos em Valadares e pra mim esse foi o desfile mais bonito e organizado que já vi. Nem nos setes anos em que morei em BH vi um desfile como esse”, afirmou. Quem também ficou empolgado foi o comerciante Joaquim Simões, de 84 anos. “Desfile muito bonito, de muita qualidade. É bonito ver as pessoas desfilando, todas uniformizadas. Todo ano eu acompanho, porque gosto muito do desfile. A cidade também está muito bonita, melhorando bastante”.

Maria Sampaio veio para a avenida acompanhada da mãe Julieta Moura Sampaio, de 84 anos, que é moradora de Mantenópolis (SP). Para ela o desfile desse ano foi ainda melhor que o do ano passado. “O trânsito estava mais organizado, tinha grades e cordas separando o público de quem estava desfilando. Também amei a ideia da arquibancada. O prefeito André Merlo tem feito diferença para a cidade!”, elogiou.

O empresário Leandro Pimentel se surpreendeu com a qualidade da organização e quantidade de público. “Tinha muito tempo que não vinha, mas agora minha filha Sarah (de cinco anos) já tem idade para compreender as coisas. Fiz questão de trazê-la para que ela aprenda a valorizar o país em que vive e conhecer as instituições que fazem parte da sociedade”, explicou.

“A gente tem o privilégio de servir no Tiro de Guerra por um ano e desfilar no 7 de Setembro por uma vez. É muita emoção. Emoção de estar aqui na frente vestindo uma farda e de ver a população vibrar. Isso é muito emocionante pra nós e nos dá mais ânimo para servir a pátria. E vale lembrar o ditado né: Brasil acima de tudo e Deus acima de todos”, disse o reservista do Tiro de Guerra, Samuel Ângelo, de 19 anos.

Para o comandante da 5º Comando Operacional dos Bombeiros, coronel Alexandre Casarim, o 7 de Setembro serve como reflexão do que temos de bom no país. “É muito importante que comemoremos o 7 de Setembro para despertar o amor à pátria e a consciência de que temos que valorizar o que temos de bom, aprender com os pontos negativos para dar a volta por cima. Acredito que hoje os brasileiros estão mais conscientes disso, de que não se deve só falar mal da pátria, mas valorizar o que existe de bom em nosso país”.

Feliz com o sucesso do desfile e da grande presença na avenida, o prefeito André Merlo ressaltou a importância do resgate da comemoração desta importante data para a cidade. “A gente assumiu a cidade com o 7 de Setembro morto, suspenso, e conseguimos resgatá-lo com qualidade e grande envolvimento da população. Esse é o terceiro que realizamos e queremos que a tradição seja mantida, perdure para sempre porque é o resgate do civismo, do respeito à pátria que nós aprendemos desde criança. Devemos mostrar para nossas crianças e adolescentes a importância da nossa pátria. Então, fico muito orgulhoso de termos conseguido realizá-lo”, disse, agradecendo todos os envolvidos no desfile que neste ano foi realizado com o tema “O Melhor do Brasil”.

Divulgação da Noticia – Fonte Secretaria de Comunicação e Mobilização Social GV – Foto Reprodução Imagem Internet