A França foi o destino da Delegada Sílvia Helena de Freitas Mafuz, titular da Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor, e da Investigadora Lidiane Barros de Oliveira Ataíde, lotada na Delegacia Regional de Polícia Civil em Araxá. De março a abril, elas representaram a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em atividades externas de capacitação.
Em Paris, a Delegada Sílvia participou do curso ¿A luta contra a corrupção¿, ministrado na Escola Nacional de Administração (ENA). A atividade foi proposta pelo Serviço de Direção de Cooperação Internacional de Polícia, da Embaixada da França no Brasil. A Delegada contou sobre a participação dela com representantes de diversos países, em sua maioria, francófonos (onde é falado o francês). “Tivemos a oportunidade de debater aspectos relevantes sobre as estruturas estatais estabelecidas nos respectivos países para promover o efetivo combate à corrupção”. Para ela, é extremamente importante esse trabalho de integração, pois favorece os debates sobre um tema tão relevante que é a luta contra a corrupção. Conhecer as estruturas europeias pode facilitar a consolidação e o aprimoramento dos modelos de estruturas no Brasil. “Agradeço o apoio e o incentivo da nossa Chefia e também do adido da Polícia Francesa, Serge Giordano, que possibilitaram essa formação. A PCMG ganha muito capacitando seus servidores e permitindo a participação em cursos ministrados por instituições reconhecidas mundialmente¿, conclui.
Na cidade de Clermont-Ferrand, a Investigadora de Polícia aprimorou seus conhecimentos no Estágio Internacional de Aperfeiçoamento Linguístico e Descoberta do Ambiente Policial Francês. É um curso regular, oferecido anualmente pela Polícia Nacional Francesa e, nesta edição, participaram sete profissionais da Segurança Pública de cinco países distintos. Segundo Lidiane, os participantes puderam ter uma visão global do funcionamento da polícia francesa, bem como noções de Penal e Processo Penal, primordiais no caso daqueles que trabalham como tradutores nas suas respectivas polícias. ¿Além do aperfeiçoamento linguístico, o curso trouxe uma visão globalizada de técnicas de combate ao crime e manutenção da ordem, essencial para os profissionais que lidam diariamente com investigações dos mais variados tipos, no caso da PCMG, Investigadores, Delegados e Escrivães¿, aponta. Ela relata a gratidão pela PCMG. ¿O meu agradecimento pessoal à Polícia Civil de Minas Gerais por ter me aberto as portas a essa oportunidade de aperfeiçoamento linguístico e policial; à Embaixada Francesa e sobretudo ao Adido da Polícia Nacional Francesa, Serge Giordano e à Polícia Nacional Francesa, que nos colocou à disposição profissionais capacitados e dedicados ao nosso aprendizado.
A oportunidade surgiu quando as policiais participaram de um curso ministrado pela Polícia Francesa na Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol), de 9 a 13 de abril do ano passado. Na ocasião, ambas colaboraram na tradução simultânea da atividade que debateu sobre a ¿Luta Contra o Tráfico de Drogas¿.
Divulgação da Noticia – Site GazetaMinas.com – Por ASCOM-PCMG – Foto Divulgação/PCMG