O novo interrogatório do delator da Lava Jato Fernando Horneaux de Moura será nesta quarta-feira (3), em Curitiba. Moura admitiu ao Ministério Público Federal (MPF) que mentiu para o juiz Sérgio Moro durante um depoimento e será ouvido novamente.
A audiência está marcada para começar às 14h, na Justiça Federal.
A decisão sobre o novo interrogatório foi tomada na sexta-feira (29) na audiência em que Moro ouviu o ex-ministro José Dirceu e o sócio da Engevix Gerson Almada.
Ao justificar a mentira, Moura disse aos procuradores do MPF que alterou a versão porque se sentiu ameaçado por uma pessoa um dia antes do depoimento ao juiz.
O caso está sendo investigado e o MPF não descarta a possibilidade de anular o acordo de colaboração firmado com Fernando Moura. Se isso acontecer, será a primeira delação cancelada desde que a operação Lava Jato foi deflagrada, em março de 2014.
Conforme os procuradores, nos depoimentos prestados para obter o acordo de delação premiada Fernando Moura disse que, durante a apuração do escândalo do Mensalão, recebeu “uma dica” de José Dirceu para sair do Brasil até que “a poeira baixasse”. Questionado sobre essa afirmação pelo juiz em interrogatório, no entanto, ele disse que não saiu do Brasil por orientação do ex-ministro.
Diante da contradição, o MPF instaurou um Procedimento de Apuração de Violação de Acordo de Colaboração Premiada. Dentro desse processo, Moura foi ouvido pelo MPF e reforçou a versão da delação, confessando a mentira.