Cúpula da Segurança Pública visita unidade prisional e centros socioeducativo prevenção

 

Comitiva está em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, onde realiza visitas técnicas com objetivo de elaborar diagnóstico dos atendimentos

secretário de Estado de Segurança Pública e de Administração Prisional, general Mario Lucio de Araujo, juntamente com representantes de diferentes áreas da Segurança Pública do Estado, esteve, nessa quarta-feira (20/3), no Centro Socioeducativo de Uberlândia e no Presídio Jacy de Assis, como parte da Visita Técnica de Integração à 9ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), que acontece na região até esta quinta-feira (21/3).

No Centro Socioeducativo de Uberlândia, a comitiva foi recebida pelo diretor-geral da unidade, Gilson Gonçalves Rodrigues, que, juntamente com sua equipe, fez uma apresentação sobre a história do centro. Acompanhado do subsecretário de Atendimento Socioeducativo, Bernardo Pinto Coelho Naves, e do secretário adjunto de Justiça, Gustavo Henrique Wykrota Tostes, o general Araujo percorreu a unidade, conhecendo toda a infraestrutura e conversando com servidores e adolescentes. O secretário também visitou uma sala de aula e acompanhou a oficina de jardinagem realizada pelos jovens.

“Fomos muito elogiados pela organização e limpeza da unidade. O que a comitiva viu foi um envolvimento grande tanto do corpo diretivo quanto dos servidores, que resultam em sermos considerados uma unidade modelo no Estado”, ressaltou Gilson Rodrigues. “Estamos aqui para trabalhar em conjunto. Diante de qualquer impasse, encontramos parceiros para nos auxiliar. Trabalhando muito, abrindo as portas e sendo transparentes, colhemos resultados”, completou.

Também participaram da visita a diretora de Orientação Socioeducativa da Suase, Núbia Vieira de Souza, o diretor-geral do Centro de Internação Provisória de Patos de Minas, Marcus Vinicius de Oliveira Barbosa, e o diretor-geral do Centro Socioeducativo de Uberaba, Wilson Alves Pereira Júnior.

Presídio Jacy de Assis

Após a visita ao Centro Socioeducativo, a comitiva da Segurança Pública foi até o Presídio Jacy de Assis. A unidade prisional do Triângulo Mineiro é a primeira da região a receber uma visita do secretário da pasta. O objetivo foi conhecer a estrutura prisional, estabelecer metas e um planejamento de ações com o corpo diretivo da unidade para aprimorar as atividades já desenvolvidas relativas à humanização do atendimento ao preso e ações de segurança prisional, que inclui capacitação de servidores e investimento em melhorias da estrutura física e equipamentos. Além disso, a visita prevê a elaboração de um diagnóstico da unidade, com os pontos favoráveis e desfavoráveis a fim de balizar proposições de melhorias.

Durante a visita, o general Araujo conversou com servidores que atuam em diversas frentes da unidade prisional e enfatizou a importância do atendimento ao preso e da capacitação para os servidores. Ele conheceu a ala feminina e conversou com as internas para avaliar como estava o atendimento. Para o diretor-geral Luciano Evangelista Cunha, a visita do secretário e sua comitiva foi de extrema importância para os servidores.

“Nos meus 18 anos de sistema prisional esta foi a primeira visita de um secretário de Estado na nossa unidade. Ele nos deu total liberdade para mostrar e apresentar nossas demandas e dificuldades em menos de 90 dias de governo. Considero extremamente positiva a iniciativa, que nos motiva a continuar nosso trabalho com excelência e seguir buscando sermos melhores profissionalmente a cada dia”, disse Luciano Cunha.

Centro de Prevenção à Criminalidade

Durante a tarde, o secretário e sua equipe visitaram o Centro de Prevenção à Criminalidade (CPC) – Centro, que desenvolve o Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) e a Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas (Ceapa). O PrEsp visa garantir o acompanhamento de homens e mulheres que retomam a liberdade após a experiência prisional, buscando favorecer o acesso a direitos sociais e promovendo condições para sua inclusão social. Já a Ceapa tem objetivo de contribuir para o fortalecimento e a consolidação das alternativas à prisão no estado, pautando ações de responsabilização com liberdade.

Participaram das visitas também a subsecretária de Prevenção à Criminalidade da Secretaria de Segurança Pública, Andreza Gomes, a desembargadora Márcia Milanez; a subsecretária de Humanização do Atendimento do Sistema Prisional, Louise Bernardes; o subsecretário de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia, Wilson Gomes da Silva Junior; o chefe de gabinete da subsecretaria de Segurança Prisional, Primo Leandro; o coordenador de Integração de Inteligência da Segurança Pública, Mauro Sathler Gripp, e a coordenadora do Observatório de Segurança Pública Cidadã, Ana Werneck.

Site Agencia Minas – Divulgação/Seap