Com estes levantamentos, a secretaria articula ações de prevenção e combate ao Aedes Aegypti
A Prefeitura de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), continua com os trabalhos de enfrentamento e combate às arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya). Entre os dias 7 e 11 de outubro será realizado mais um Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa), o terceiro deste ano. Os dois primeiros que foram apurados em janeiro e maio apontaram, respectivamente, 7,8% e 7,6%.
Nesta ação, 80 agentes de endemias vão estar empenhados para realizar visitas em 5.832 imóveis. De acordo com o Coordenador de Controle de Arboviroses, José Batista, os dados do último LIRAa apontaram que 90% dos focos estão dentro das casas, em ralos destampados, armazenamento incorreto de água e em pratos de plantas. “A comunidade precisa ficar atenta, precisamos agir juntos para eliminar focos e acabar com o mosquito porque com o aumento da temperatura o tempo de transformação do ovo para o mosquito diminui de 14 para 7 dias”, advertiu.
O Departamento de Vigilância em Saúde assume uma postura de vigilância constante no intuito de promover o combate ao Aedes. O departamento investe em ações de mobilização social, capacitação de profissionais, ações em casas fechadas nos finais de semana ou em horário de almoço, dentre outras. Além disso, conta com a parceria da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, que realiza limpezas de lotes em áreas indicadas pelo departamento. O Ministério da Saúde (MS) aceita 1% de infestação como condição satisfatória.
Divulgação da Noticia – Fonte Secretaria de Comunicação e Mobilização Social GV – Foto Reprodução Imagem Internet