“Cidade dos Reis” sedia Parapan pela primeira vez

Lima será a capital dos Jogos Parapan-Americanos a partir desta sexta

Os Jogos Parapan-Americanos de 2019 começam hoje (23) em Lima, no Peru. A capital, fundada em 18 de janeiro de 1535, foi denominada inicialmente “Cidade dos Reis”. Lima tem mais de 9 milhões de habitantes, que representam 30% da população peruana, e é a quinta cidade mais populosa da América Latina e do Caribe. Os jogos vão até 1º de setembro.

Vocação turística

Uma das explicações para o crescimento populacional de Lima pode estar na vocação turística da cidade. Localizada no litoral do Oceano Pacífico, a capital tem um centro histórico muito rico culturalmente, reunindo monumentos com influência da antiga civilização inca e dos espanhóis (que começaram a ocupar a região no século XVI). Também se destacam o distrito turístico de Miraflores, que conta com ótimos restaurantes, lojas e casas de espetáculos, e o bairro boêmio de Barranco, com suas casas noturnas, cafés e museus.

Além disso, Lima é o principal ponto de partida dos voos para a região de Cusco, onde fica Machu Picchu, a lendária cidade Inca construída no século XV, que fica no alto da Cordilheira dos Andes e é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Equipamentos esportivos

O comitê organizador local dos jogos dividiu as competições em quatro regiões. A primeira é a Vila Esportiva Regional de Callao, que receberá o goalball no Coliseu Miguel Grau. O vôlei sentado e o parataekwondo serão no Centro Poliesportivo de Callao.

A Vila Esportiva Nacional (Videna) é a segunda região, com as disputas de atletismo, no Estádio de Atletismo, da natação, no Centro Aquático, do ciclismo de pista, no Velódromo, e do basquete em cadeira de rodas, do judô, do halterofilismo, do parabadminton e do tênis de mesa, em diferentes centros esportivos.

A terceira região reúne o Complexo Esportivo Villa Maria do Triunfo, com as disputas do futebol de 5 e do futebol de 7, e a Base Aérea de Las Palmas, com o tiro esportivo.

Outra região de competições inclui o Centro Poliesportivo Villa El Salvador, que terá as disputas da bocha e do rugby em cadeira de rodas, e o Lawn Tênis Clube, com o tênis em cadeira de rodas.

Brasil

sexta edição dos Jogos Parapan-americanos reunirá 1.890 atletas de 33 países. Eles estarão envolvidos em disputas de 17 modalidades.

Nesse universo de países participantes, o Brasil ocupa lugar especial. Nas três últimas edições do evento a delegação brasileira garantiu a liderança no quadro geral de medalhas.

A meta do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para os Jogos de 2019 é manter o protagonismo, obtendo novamente a liderança na classificação geral.

Divulgação da Noticia – Site AgenciaBrasil.EBC.com.br – Edição: Graça Adjuto –  Fábio Lisboa* – Repórter da TV Brasil  São Paulo – Foto Reprodução Imagem Internet Arte/Pedro Ivo de Oliveira