Simepar afirma que quantidade de chuva nos últimos dois dias foi normal.
Área foi isolada; conserto será feito somente quando a chuva parar.

Uma cratera se abriu na Praça Carlos Gomes, no Centro de Curitiba, na madrugada desta quarta-feira (22). De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, isso ocorreu em decorrência da chuva contínua que cai na capital paranaense desde terça-feira (21).
A cratera fica na esquina das ruas Monsenhor Celso com a José Loureiro – a área foi isolada.
A prefeitura afirmou que o local trata-se de uma galeria antiga do Rio Ivo. Possivelmente, segundo a prefeitura, houve a obstrução e possível rompimento da galeria. A administração municipal disse que é necessário esperar parar de chover para que a cratera seja fechada.
De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o volume registrado até o momento não é expressivo. O meteorologista do Simepar Cezar Duquia informou que entre 0h e 9h15 desta quarta-feira choveu em Curitiba 28,4 milímetros. Na terça-feira, foram outros 21,2 milímetros. O volume foi medido por duas estações.

“Essa não é uma chuva forte, mas é uma chuva contínua e o solo fica bastante encharcado. A quantidade é considerada normal para o período. Se se repetir pelo o terceiro dia pode dar complicações”, afirmou Duquia.
Não foram registradas outras ocorrências relacionadas à chuva em Curitiba, segundo a Defesa Civil.
Veja a nota da Prefeitura de Curitiba
Com relação à erosão na esquina da Monsenhor Celso com a José Loureiro, a avaliação preliminar de equipe da Administração Regional do Matriz é de que houve a obstrução e possível rompimento de uma antiga galeria do Rio Ivo. O local já foi isolado e vai ser sinalizado para evitar acidentes. Com o solo úmido, é inviável fazer qualquer intervenção, até por questão de segurança. Quando a chuva parar, técnicos farão a vistoria para que o conserto seja feito pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.