Centro do Trabalhador Brasileiro, Centro Presente e Caribbean Youth Club participaram de projeto piloto da Prefeitura de Boston

Durante três semanas do mês de agosto, o Centro do Trabalhador Brasileiro (Allston), o Centro Presente (East Boston) e o Caribbean Youth Club (Roxbury) integraram o Boston 2020 Dreamers Fellowship Program para jovens imigrantes, um projeto piloto da Prefeitura de Boston.

O programa desenvolvido pelas três organizações atendeu 50 adolescentes (30 garotas e 20 garotos) originários de diferentes países como Brasil, El Salvador, Haiti, República Dominicana, entre outros, com idades entre 13 e 24 anos.

O projeto foi patrocinado pelo Gabinete de Promoção do Imigrante do Prefeito e do Gabinete de Equidade e Inclusão da Cidade. No total, os adolescentes tiveram 60 horas de atividades, incluindo workshops online e algumas atividades presenciais. No Centro do Trabalhador Brasileiro (CTB), por exemplo, eles participaram da distribuição de alimentos “Food in Solidarity”, que é realizada toda quarta-feira para ajudar famílias imigrantes impactadas pela pandemia da Covid-19. Os jovens receberam uma bolsa de $ 900.00 pela participação e dedicação ao programa.

Dra Natalícia Tracy e jovens com certificado do Boston 2020 Dreamers Fellowship Program

No CTB, durante as três semanas, os participantes tiveram treinamentos em justiça social, planejamento de atividades cívicas, formação de equipes, além de envolvimento comunitário e desenvolvimento de parcerias. Os conteúdos tiveram como objetivo enriquecer o conhecimento dos participantes, por isso as atividades tiveram foco na construção de conexões; preparação para o trabalho (incluindo gerenciamento de tarefas e construção de currículo), além de workshops sobre autocuidados (mental, emocional e espiritual), resolução de conflitos e compreensão de questões étnicas e raciais.

As três organizações que participaram do projeto piloto estão muito satisfeitas com o resultado. Para a Diretora Executiva do CTB, Dra Natalícia Tracy, o piloto foi uma oportunidade de moldar um projeto que pode ser ampliado para o próximo ano: “Ficamos muito felizes em participar e poder oferecer aos jovens esta oportunidade de crescimento e visão do futuro. Eles puderam aprender diferentes conceitos, que levarão para suas vidas. O Centro do Trabalhador Brasileiro sente-se honrado em poder participar desse projeto contribuir com a comunidade, preparando as futuras gerações”.

A Diretora Executiva do Caribbean Youth Club, Nickey Nesbeth, que escreveu a proposta, também destacou o valor do programa: “O Dreamers Summer Fellowship Project é uma importante tábua de salvação para jovens imigrantes, com opções limitadas de engajamento e crescimento no verão”.

“O programa foi um sucesso e um exemplo concreto que mostra que podemos criar espaços para os nossos jovens se fortalecerem e trabalharem com outros jovens para o bem-estar de suas comunidades. Foi uma honra para o Centro Presente ser capaz de trabalhar em parceria com o Caribbean Youth Club e o Centro do Trabalhador Brasileiro. Esperamos que a Cidade de Boston continue a apoiar continuamente a criação de espaços como este”, disse Patricia Montes, Diretora Executiva do Centro Presente.

“A Cidade de Boston e o Gabinete do Prefeito para o Avanço do Imigrante estão muito orgulhosos por apoiar este programa piloto. À medida que continuamos a lutar contra a pandemia do Coronavírus, precisamos garantir que nossos alunos, incluindo os dreamers, não fiquem para trás nos estudos e em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Todos nossos alunos devem ter os mesmos privilégios e oportunidades que aqueles que se sentam ao lado deles na escola. Agradecemos às organizações parceiras por sua dedicação e por fazer deste um programa piloto de sucesso”, disse  Yusufi Vali, Diretor do Mayor’s Office for Immigrant Advancement (Gabinete do Prefeito para o Avanço do Imigrante).

Divulgaçao da Noticia – Site BrazilianTimes.com – Fonte Redação Brazilian Times – Mensagem Os adolescentes tiveram 60 horas de atividades, incluindo workshops online e atividades presenciais – Foto Reproduçao Imagem Internet