Brasileiro supostamente se cura da AIDS e levanta dúvidas entre médicos na Califórnia

Um brasileiro infectado com o vírus da Aids não mostra sinais da doença há mais de um ano, desde que interrompeu os remédios contra o HIV após uma intensa terapia experimental destinada a remover o vírus oculto e inativo do corpo.

As informações foram divulgadas pelos médicos nesta terça-feira (06), mas o caso ainda precisa de verificação e é muito cedo para especular sobre uma possível cura.

“Essas são descobertas empolgantes, mas são muito recentes”, disse Monica Gandhi, especialista em AIDS da Universidade da Califórnia, em São Francisco. “Isso aconteceu com uma pessoa. Apenas uma pessoa e não teve sucesso em outras quatro que receberam o mesmo tratamento”, disse ela.

Outro especialista da UCSF, Dr. Steven Deeks, disse: “Isso não é uma cura. É apenas um caso interessante que merece mais estudos”.

O caso foi descrito em uma conferência sobre AIDS, onde os pesquisadores também divulgaram um importante avanço na prevenção: uma injeção de um medicamento experimental a cada dois meses funcionava melhor do que as pílulas diárias de Truvada para ajudar a impedir que homossexuais não infectados pegassem o HIV de um parceiro sexual infectado. Centenas de milhares de pessoas tomam essas pílulas de “prevenção pré-exposição” agora. Mas a injeção pode se tornar uma nova opção, quase como uma vacina temporária.

Se o caso do brasileiro for confirmado, seria a primeira vez que o HIV seria eliminado em um adulto sem transplante de medula óssea ou células-tronco. Especialistas independentes querem ver se a extinção dura e se a intensa combinação de medicamentos que ele recebeu será submetida a mais testes.

“Estou muito emocionado porque é algo que milhões de pessoas querem”, disse o brasileiro de 35 anos, a Associated Press, sob a condição de que seu nome não fosse publicado. “É um presente da vida, uma segunda chance de viver”.

Divulgaçao da Noticia – Site BrazilianTimes.com – Fonte Redação Brazilian times – Foto Reproduçao Imagem Internet