sexta-feira, J maio, 2022
  • Quem Somos
  • Contatos
  • Webmail
Gazeta Minas
  • Home
  • Brasil
  • Caleidoscópio
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Religião
  • Saúde
  • Gastronomia
  • Visão Geral
No Result
View All Result
  • Home
  • Brasil
  • Caleidoscópio
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Religião
  • Saúde
  • Gastronomia
  • Visão Geral
No Result
View All Result
Gazeta Minas
No Result
View All Result

As relíquias de São Pedro: dom para a unidade da Igreja

José Ribamar por José Ribamar
14 de setembro de 2019
in Religião
0
As relíquias de São Pedro: dom para a unidade da Igreja
CompartilharTwittarCompartilhar
O Papa Francisco doou ao Patriarca de Constantinopla um relicário que contém nove fragmentos dos ossos do apóstolo Pedro, conservados na Necrópole Vaticana.

Sob o altar da Basílica vaticana, se encontram 19 urnas transparentes que conservam os fragmentos dos ossos de Pedro. Por muito tempo, pesquisou-se sobre essas relíquias e hoje é possível dizer que pertenceram a um homem de corporatura robusta, que morreu em idade avançada, e dos quais faltam os ossos dos pés: um detalhe que evoca a crucificação de cabeça para baixo segundo a vontade do apóstolo.

O Papa que, em 1939, ordenou as escavações debaixo da Basílica foi Pio XII e o local da sepultura de Pedro foi descoberto dez anos depois.

Somente em 1952 foi encontrado um nicho funerário coberto de grafites preciosos que continham ossos considerados do apóstolo.

No dom do Papa Francisco a Bartolomeu, em 29 de junho de 2019, Solenidade de Pedro e Paulo, há também a intenção de Paolo VI. Certo da identificação dos restos ósseos, em 1968 o Papa Montini ordenou a colocação dos mesmos em urnas transparentes. Das 19, pediu que nove fossem colocadas numa caixa de bronze, que foi destinada à capela privada do apartamento papal dentro do Palácio Apostólico.

Aberta no sagrado de São Pedro, no final do Ano da Fé em 24 de novembro de 2013, a caixa foi colocada ao lado do altar a pedido de Francisco. Este relicário agora foi doado a Bartolomeu.

Relíquias lado a lado

“ Veio-me à mente o dom que o Patriarca Atenágora fez ao Papa Paulo VI: um ícone em que os dois irmãos Pedro e André se abraçavam, unidos na fé e no amor pelo Senhor comum. ”

Este ícone, explicou Francisco, agora se encontra exposto no Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristão, e “se tornou para nós sinal para nós sinal profético da restauração daquela comunhão visível entre as nossas Igrejas, à qual aspiramos e pela qual rezamos e trabalhamos com fervor”.

Assim, na paz que nasce da oração – prosseguiu Francisco – “senti que teria tido um significado importante que alguns fragmentos das relíquias do apóstolo Pedro fossem colocados ao lado das relíquias do apóstolo André, que é venerado como padroeiro celeste da Igreja de Constantinopla”.

A carta do Pontífice se conclui com os votos de que a reunificação das relíquias seja “um chamado constante e um encorajamento para que as divergências não sejam mais um obstáculo para o testemunho comum e para a missão evangelizadora “a serviço da família humana, que hoje está tentada a construir um futuro puramente mundano, um futuro sem Deus”.

Divulgação da Noticia – Site VaticanNews.va – Foto Reprodução da Imagem Internet da Urna dos restos Mortais de dom Pedro -Reporte Benedetta Capelli e Bianca Fraccalvieri – Cidade do Vaticano

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECENTES

Francisco pede “poesia e coragem” para concretizar a Laudato si’

Francisco pede “poesia e coragem” para concretizar a Laudato si’

Brasil poderá ter “maior banco de dados sobre ensino”, diz ministro

Brasil poderá ter “maior banco de dados sobre ensino”, diz ministro

Presidente sanciona MP que torna Auxílio Brasil de R$ 400 permanente

Presidente sanciona MP que torna Auxílio Brasil de R$ 400 permanente

Ministério da Economia mantém previsão do PIB em 1,5%

Ministério da Economia mantém previsão do PIB em 1,5%

Internet Word Multimidia LTDA

Agência de Notícias

CNPJ: 34.732.598/0001-26
Av. Sete Lagoas 226 – Santa Rita
CEP 35040-490
Governador Valadares – MG

Contatos

Telefone: 33 99818-0018
E-mail: gazetaminasnews@gmail.com
MTE: MG-17927

gazetaminas.com
Site de Notícias

 

  • Quem Somos
  • Contatos
  • Webmail

© 2021 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Home
  • Brasil
  • Caleidoscópio
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Religião
  • Saúde
  • Gastronomia
  • Visão Geral

© 2021 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas