Brumadinho – Apoio à educação nas escolas estaduais do municipio

Os diretores das escolas estaduais Paulina Aluoto Ferreira, Paulo Neto Alkimin e Abelardo Duarte Passos foram homenageados com uma placa de menção honrosa pelo trabalho desenvolvido junto aos alunos.

“As nossas escolas serem contempladas por essa parceria entre Fundação Pitágoras e Secretaria de Estado de Educação pela Aliança por Brumadinho significa muito. Isso vai incrementar ainda mais o que a pasta já tem feito, dando todo apoio. Agora temos mais certeza ainda de que muitos projetos vão sair do papel e, o principal, isso será de grande valia não só para as escolas, como fundamentalmente para nossos estudantes”, disse o diretor Márcio Roberto Lopes de Sousa, em nome dos três gestores.

Anúncio de ações

Outras medidas anunciadas foram a construção de um memorial em homenagem às vítimas do rompimento da barragem; a criação de uma linha de trem ligando o município a Belo Horizonte; o financiamento e revitalização do teatro municipal para transformá-lo em teatro-escola para formação de jovens, com apoio da Ambev; instalação das unidades móveis do Sesi e Senai para oferta de cursos de qualificação e capacitação profissional para geração de empregos em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg); compra de produtos da agricultura familiar pela rede de hipermercados Carrefour; capacitação em gestão e técnicas de produção de leite e orgânicos para produtores rurais locais oferecida pela Fazenda Alegria; e assistências técnica e gerencial para famílias da área rural com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O prefeito de Brumadinho, Alvimar Barcelos, agradeceu por todo apoio recebido. “Nesse momento mais difícil que estamos passando, só temos que agradecer a todos pelo apoio, pelos grupos de trabalho da Aliança por Brumadinho, por toda a sensibilidade com a nossa cidade. Nosso muito obrigado”, disse Barcelos.

Termo de Compromisso

Para que seja cumprido o objetivo de melhorar a educação básica da rede estadual de Brumadinho, a Secretaria de Estado de Educação e a Fundação Pitágoras vão promover um programa de capacitação voltado aos técnicos da pasta e para profissionais que atuam nas três escolas estaduais do município: Escola Estadual Paulina Aluotto Ferreira, Escola Estadual Abelardo Duarte Passos e Escola Estadual Paulo Neto Alkimin.

A parceria pretende impulsionar a gestão dessas unidades escolares para que elas se transformem em sistemas de alto desempenho capazes de, regular e, consistentemente, obter melhores resultados. Além disso, a iniciativa busca promover a mudança comportamental dos jovens, de maneira que possam desenvolver suas competências emocionais e se tornar protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade.

Divulgação da Noticia – Site Agencia Minas – Foto Credito Franciele Xavier -SEE