ANP ensina a identificar irregularidades em postos de combustível

O Procon do Distrito Federal está notificando, os postos de combustíveis do DF que estejam comercializando o litro da gasolina acima de R$ 4,22.

Ação faz parte das comemorações pelo Dia do Consumidor

Uma equipe de fiscais da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e do Procon circula por postos de gasolina do Distrito Federal para explicar aos consumidores sobre seus direitos em relação à viabilização de testes obrigatórios e gratuitos para averiguar a qualidade e a quantidade dos combustíveis comercializados.

A ação faz parte das atividades comemorativas ao Dia do Consumidor (15 de março). Segundo a agência, ontem (15) técnicos estiveram em 27 cidades de 19 unidades da federação, para mostrar aos consumidores os testes que podem ser exigidos no posto revendedor, de forma a verificar a qualidade dos combustíveis, ou saber se a quantidade de combustível colocado no veículo é a mesma que está sendo cobrada.

Por meio do chamado Teste de Proveta, o consumidor verifica se o percentual de álcool anidro incidente sobre a gasolina é de 27%, conforme preveem as regras do setor. Já o Teste de Vazão, verifica a quantidade de combustível, podendo ser feito por meio de um balde aferidor, que o posto é obrigado a disponibilizar, sempre que solicitado pelo cliente.

No balde, o frentista tem de despejar 20 litros, conforme registrado na bomba. Se a quantidade for  60 mililitros menor do que 20 litros, a bomba terá de ser interditada imediatamente, e o dono do posto responderá a processo administrativo.

Segundo a ANP, das irregularidades que mais prejudicam o consumidor, essa é a mais recorrente.

A agência alerta que o balde aferidor precisa ter o certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e que o número, pelo qual a denúncia pode ser feita (0800 970 0267), deve estar disponível  em lugar visível do posto.

Divulgação da Noticia – Site AgenciaBrasil.EBC.com.br – Edição: Maria Claudia – Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil – Brasília – Foto Reproduçao Imagem Internet –  Valter Comparato Agencia Brasil