Alunos realizam plantio de mudas no bairro Santa Paula em Valadares

Ao todo, 50 mudas de espécies nativas foram plantadas na orla de um córrego

o longo desta semana, a Prefeitura de Valadares vem realizando uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. E nesta quinta-feira (6), os alunos da Escola Municipal Joaquim Martins Costa, no bairro São Paula, realizaram o plantio de 50 mudas de árvores na orla do córrego de uma Área de Proteção Permanente (APP). Espécies como ingá, paineira, cássia-imperial, saboneteira, além de outras árvores nativa. A programação faz parte Semana do Meio Ambiente.

O Prefeito de Valadares, André Merlo, participou da atividade e também semeou algumas mudas no local. Segundo ele, a melhor forma de conscientizar o cidadão para a sustentabilidade, é ensinando as crianças para que elas se tornem responsáveis pelo meio em que vivem. “Toda a programação da Semana do Meio Ambiente foi pensada para mostrar a importância da preservação e nada melhor do que começar pelas crianças para que cresçam conscientes. A escola está de parabéns por incentivar os alunos à sustentabilidade”, disse o prefeito.

A diretora da escola, Laila Augusta Gomes Lucas, explica que o pedido do plantio foi feito pelos próprios alunos ao prefeito e comentou sobre os trabalhos de sustentabilidade da escola. “Nosso trabalho com as crianças é de conscientização porque eles são o nosso futuro. E quando gostamos do local onde vivemos, como por exemplo a nossa escola, passamos a cuidar melhor”, disse.

Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA), Marlon Campos, além das espécies nativas plantadas no córrego, será estimulada a criação de uma horta na escola. “Será criada uma horta escolar onde as crianças serão envolvidas no plantio de hortaliças para serem usadas na merenda escolar”, esclareceu o engenheiro.

Divulgação da Notica – Fonte Secretaria de Comunicação e Mobilização Social GV – Foto Yuri Barreto