Alunos Escola SESI vencem Torneio Robótica em Contagem/MG

A Turma do BOB representou Valadares na temporada e foram vitoriosos no desafio da arena, liderando todos os rounds e no design do robô; a nota alcançada no desafio da arena foi a maior do Brasil e está entre  as maiores do mundo e são classificados para a etapa nacional em São Paulo

Durante dois dias, a Escola SESI Alvimar Carneiro de Rezende em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, sediou a fase regional do Torneio Internacional de Robótica FLL (First Lego League). A etapa mineira teve como uma das equipes os alunos da Escola SESI em Governador Valadares.

Durante o torneio, 36 equipes com alunos de escolas públicas, particulares e times de garagem disputaram a competição. O desafio mundial deste ano,  batizado de “City Shaper”, foi encontrar soluções que ajudem a construir cidades cada vez melhores para as gerações futuras. A ideia é explorar a inteligência, expertise e criatividade dos estudantes.

Durante o torneio, os alunos foram avaliados em quatro categorias: desafio do robô; design do robô; projeto de pesquisa sobre o tema da atual temporada e Core Values (valores da equipe).

A Turma do BOB, nome da equipe composta pelo Técnico Thulyo Menezes, acompanhado do Professor Douglas Miguel  e pelos alunos da Escola SESI em Valadares, Antônio Neves, Gabriel Cruzati, Guilherme Vendramine, Lara Oliveira, Julia Leite e Luiz Fernando, conquistou o 1º lugar no desafio da arena (desafio do robô), alcançando a maior pontuação do Brasil, batendo o record brasileiro e ficando entre as maiores do mundo.

No Desafio do Robô, os participantes colocaram os robôs de LEGO para cumprir as missões, tudo de forma lúdica, simulando situações reais. A Turma do BOB liderou o primeiro lugar em todos os rounds do desafio da arena.

Os robôs, projetados e construídos pelos próprios alunos, também foram avaliados na categoria Design do Robô. E na categoria Programação, pelo segundo ano consecutivo, a Turma do BOB também ficou em 1º lugar.

Contou pontos ainda o Projeto de Pesquisa com uma solução inovadora sobre o desafio da temporada. A Turma do BOB propôs o reaproveitamento das campanas dos orelhões, transformando-os em lixeiras, cadeiras, balanços, dentre outros, afinal, são mais de 40 mil orelhões retirados só na região de Valadares e que estão à espera de serem transformados e reaproveitados.

Por fim, na categoria Core Values, os estudantes mostraram que sabem trabalhar em equipe, lembrando sempre do conceito de coopertition – cooperação + competição.

A Turma do BOB está classificada para etapa Nacional que acontecerá em São Paulo.

Para comemorar a vitória, os alunos serão recebidos pelos pais, alunos e pela equipe da escola a partir de 14h na Escola SESI, na rua 13 de Maio, 1120, bairro Vila Bretas.

Divulgação da Noticia – Fonte  FIEMG | Regional Rio Doce | Governador Valadares – Nério da Costa Neiva Junior | Analista de Comunicação  – Foto Reproduçao Imagem Internet