Agentes de Trânsito de Valadares ganham novos uniformes

A mudança de cor ocorre para dar mais segurança no trabalho dos agentes

O Brasil está padronizando o uniforme dos Agentes de Trânsito e Governador Valadares é uma das primeiras cidades do país a se adequar às novas normas. A partir de hoje (27) os agentes de trânsito passam a circular pelas ruas da cidade já com o novo uniforme. Eles trocam a farda verdinha por uma amarelo limão. O uniforme conta com fitas reflexivas que ajudam a aumentar a visibilidade dos servidores nas vias à noite, calça preta, coturno e boné.

O novo uniforme dos Agentes de Trânsito do Município segue os padrões instituídos pela norma da ABNT 15.292, a Convenção de Viena e o critério adotado a partir da Emenda Constitucional nº 082/2014, que disciplina as regras de segurança viária no âmbito dos município, estado e distrito federal. O Estatuto Geral dos Agentes de Trânsito do Brasil, desenvolvido pela Associação dos Agentes de Trânsito do Brasil (AGT Brasil), também estabelece em seu artigo 8º, II e 18, a unificação do uniforme da categoria em âmbito nacional.

De acordo com o coordenador de operações e fiscalização de trânsito, Antônio de Pádua Carvalho, a nova cor traz mais segurança para os agentes. “A cor amarela é chamativa e melhor percebida pelos motoristas durante o trabalho rotineiro. Quanto mais o agente for visto, mais seguro será para eles. A cor amarelo limão não é uma determinação, mas muitas cidades estão aderindo por ser uma cor utilizada mundialmente”, explicou.

Divulgação da Noticia – Fonte Secretaria de Comunicação e Mobilização Social GV – Foto Leonardo Morais