Dois mil e dezenove foi marcado por nove grandes operações desencadeadas pelo 6º Departamento de Polícia Civil (DEPPC – Lavras), no Sul do estado. O combate ao tráfico de drogas e à atuação de organizações criminosas ganhou destaque, seguido pela repressão a crimes patrimoniais e contra a vida. Os trabalhos resultaram em 230 prisões e contaram com a atuação de policiais civis das Delegacias Regionais de Lavras, Varginha, Três Corações e Campo Belo.
O Chefe do 6º DEPPC, Delegado Pedro Paulo Uchoa Fonseca Marques, ressalta o empenho das equipes: “Acredito que conseguiram atingir resultados inéditos nesta região. Parabéns a todos e, em nome da Polícia Civil, agradeço a cada um pelo empenho”. Em algumas das ações, ainda houve a colaboração de policiais civis dos 7º (Divinópolis) e 17º (Pouso Alegre) departamentos, devido à proximidade de alvos a municípios do entorno, e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Também contribuíram para os relevantes resultados as equipes do Canil e Apoio Aéreo da Polícia Civil.
Operação “Lilith”: realizada em 14 de março, contou com 207 policiais e resultou em 46 prisões nas cidades de Lambari, Três Corações, Cambuquira, Varginha, Itamonte, Conceição do Rio Verde, Olímpio Noronha, Virgínia e Pouso Alegre.
Operação “Alterosa”: desencadeada em 25 abril, com a participação de 100 policiais, ocorreu simultaneamente em Três Corações, Campanha, São Bento Abade, Carmo da Cachoeira e Pouso Alegre, com 22 prisões.
Operação “Torricelli”: realizada em 2 de maio, por 192 policiais, em Campo Belo, com o saldo de 40 prisões.
Operação “Aliado”: deflagrada em 30 de maio, com a colaboração de 200 policiais, na cidade de Três Pontas, resultando em 40 prisões.
Operação “Pirâmide”: desencadeada em 5 de junho, em Três Corações e São Thomé das Letras, por 100 policiais, com 23 prisões.
Operação “148”: realizada em 13 de junho, na cidade de Lavras, com participação de 95 policiais. Onze pessoas foram presas.
Operação “Archangelus”: deflagrada em 2 de outubro, com 21 prisões nos municípios de Perdões, Santo Antônio do Amparo, Lavras e Nepomuceno. Colaboraram 150 policiais.
Operação “Adeus Ano Velho”: realizada em 12 de dezembro, na cidade de Varginha, resultou em dez prisões. O trabalho contou com 62 policiais.
Operação “Jing Bells”: deflagrada em 19 de dezembro, em Campo Belo e Oliveira, por 95 policiais, com saldo de 17 prisões.
Divulgaçao da Noticia – Fonte ASCOM-PCMG – Foto ASCOM-PCMG