21 de março Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial

Prefeitura Municipal de Governador Valadares

Roda de Conversa lembrou a data criada pela ONU para lembrar a morte de 69 negros no “Massacre de Sharpeville”, e hoje simboliza a luta dos negros contra todo tipo de intolerância

Para lembrar o dia 21 de março, Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial, a Coordenação da Promoção de Igualdade Racial, vinculada ao Departamento de Juventude da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude (SEMCEL), vai realizar uma “Roda de Conversa” no Hall da Câmara Municipal, de 19 às 21 horas. A data criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) e é conhecida por ser é um marco na batalha pelas conquistas de direitos sociais para a população negra.

Neste dia aconteceu o “Massacre de Sharpeville”, ocorrido em 1960, na África do Sul. Em meio ao Apartheid, 20 mil pessoas negras protestavam pacificamente contra a instituição da Lei do Passe, que previa a obrigatoriedade de negros portarem cartões de identificação nos quais constavam os locais onde eles poderiam ir, quando tropas do exército local começaram a atirar contra os manifestantes, provocando a morte de 69 pessoas e ferindo cerca de 180.

A Roda de Conversa tem como tema: “Como Enfrentar o Mal do Racismo que Ainda Impera em Nossa Sociedade?”. Foram convidados, autoridades, escolas, cursos de graduação que tem afinidade com o tema e o Núcleo de Estudos e Afro Brasileiros e indígenas (Neab). Serão ainda exibidos vídeos para lembrar a luta dos negros contra todo tipo de intolerância relacionada à etnia ou cor de pele.

Crédito da foto: Bailey’s African History Archives

Divulgação – SECOM/PMGV