Abertura do ano escolar é marcada com palestras de qualificação

Prefeitura Municipal de Governador Valadares

Abertura do ano escolar é marcada com palestras de qualificação

O evento reuniu, no auditório da FADIVALE, professores, pedagogos e diretores de escolas municipais

À tarde desta segunda-feira (15) foi de aprendizado para professores, pedagogos e diretores da rede municipal de ensino, que se reuniram no auditório da FADIVALE para celebrar a abertura do ano escolar. O evento contou com palestras da gerente de serviços pedagógicos de mercado nacional da editora Moderna, Solange Novaes Costa Petrosino, e da Mestre e Doutora em educação pela Faculdade de Educação da UFMG, Leiva Figueiredo Viana Leal.  Na ocasião, o grupo “Companhia Asa do Invento”, apresentou a peça Na Proa da Canoa.

         Antes do início das palestras, o secretário Municipal de Educação, José Geraldo Lemos Prata, exaltou o lado positivo de professor. “Ninguém rouba o dom de ser educador, a felicidade de ver um aluno na carreira que escolheu; ninguém rouba a alegria de dever cumprido. Neste ano o aluno receberá o kit escolar e o diário eletrônico será implantado para facilitará a vida do professor. Contem sempre conosco para cumprir nossa meta com êxito e com muita alegria no coração por sermos educadores”.

         O prefeito André Merlo, revelou que também será entregue um kit professor aos educadores. “É a primeira vez que vamos entregar o kit escolar para toda rede pública municipal. E vai aqui, em primeira mão, que os professores também vão receber um kit professor”. O prefeito ainda destacou o trabalho realizado ao lado do Sindicato dos Servidores Municipais (SINSEM) para gerar melhores condições de trabalho a classe. “Queria também dar a notícia que a lei 170, de opção de horário, está na câmara para ser votado e será sancionado ainda este mês”.

         As palestras

         A Secretaria Municipal de Educação tem investido sempre na qualificação do corpo docente da rede pública municipal. As palestras desta segunda contaram com os seguintes temas: “Metodologias Ativas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, com Solange Novaes Costa Petrosino e “Planejamento de Ensino na Contemporaneidade – Multiletramento e Multimodalidade”, com Leiva Figueiredo Viana Leal.

Os kits escolares

O kit escolar vai contemplar mais de 21 mil estudantes, desde o berçário ao 9º ano, incluindo os alunos do EJA, zona rural e portadores de necessidades especiais. Entre os materiais estão cadernos, mochila, garrafa de água, apontador, lápis de cor, cola branca, tesoura sem ponta, giz de cera, porta lápis, régua, canetas esferográficas, pasta, além de outros materiais. Os cadernos são personalizados com fotos de pontos turísticos, da cultura e datas especiais de Valadares feitas pelo fotógrafo Leonardo Morais. Também foi preparado um kit para os professores, com materiais de uso contínuo, como canetas, marcadores e apagadores para quadro branco, lapiseiras, além de porta lápis e pasta.

Para os alunos, o ano letivo nas escolas municipais está marcado para dia 18 de fevereiro.

SECOM/PMGV -3279.7496