cidades em notícias
Governador Valadares - MG
Sexta-Feira, 21 de Novembro de 2014
Saúde
Teófilo Otoni - Ministro e secretário de Estado da Saúde inauguram UPA e garantem mais investimentos para a saúde
Antônio Jorge Marques falou ainda da decisão do governador Anastasia em portar recursos para a construção de um hospital regional

agenciainline.com
A prefeita Maria José Haueisen Freire, acompanhada do ministro de Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, participou nesta quarta-feira (28) da cerimônia de inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Teófilo Otoni, que foi aberta em outubro deste ano. A construção da unidade Tipo III possui 19 leitos e tem capacidade para 400 atendimentos por dia nos casos de urgência e emergência em um regime de plantão 24h nas áreas de clínica geral, pediatria e ortopedia.

Estiveram presentes ainda, Eduardo Bamberg (diretor do Hospital Santa Rosália), Eduardo Tertuliano (secretário municipal de Saúde), Felipe Caram (diretor do Instituto de Terras do Estado de MG), Helvécio Magalhães (secretário de Atenção à Saúde do MS), Ilter Martins (presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Teófilo Otoni e diretor técnico da UPA), Ivan Santana (superintendente regional de Saúde de Teófilo Otoni), João Carlos Corrêa (superintendente do Hospital Santa Rosália), os deputados Fábio Ramalho (federal) e Neilando Pimenta (estadual), secretários municipais, vereadores e prefeitos representantes da região do Vale do Mucuri.

Alexandre Padilha falou que a finalidade do Ministério da Saúde é melhorar a saúde pública em Teófilo Otoni, em parceria com o Governo Municipal e Estadual. “A partir de hoje, o Ministério da Saúde vai contribuir com a Unidade de Pronto Atendimento, disponibilizando três milhões e seiscentos mil reais por ano. Esse recurso será para a manutenção, contratação de médico, enfermeiros e funcionamento da UPA” – concluiu.

A prefeita Maria José falou que a UPA é mais uma conquista para Teófilo Otoni: “Estamos felizes com a presença do ministro e do secretário do Estado; esperamos que a visita deles traga ações para a melhoria na saúde pública em nosso município. Tivemos a possibilidade de falar das dificuldades da saúde enfrentadas em Teófilo Otoni, como macrorregião dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, que atende a uma população de um milhão de pessoas em diversos setores, inclusive na saúde”. A prefeita disse ainda que é imprescindível o apoio do Ministério da Saúde e do Estado para adquirir recursos financeiros e aparelhamentos hospitalares.

Já o diretor do Hospital Santa Rosália, Eduardo Bamberg, fez uma avaliação dos benefícios da UPA em Teófilo Otoni. “A unidade é uma das principais realizações da prefeita Maria José em parceria com o Governo Estadual e Federal, honra-nos muito a oportunidade de administrar essa Unidade de Pronto Atendimento 24 horas. Isso trará, sem dúvidas, grandes benefícios para o atendimento à população” – destacou Bamberg.

Por sua vez, o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, falou da responsabilidade dos três poderes para garantir saúde pública de qualidade à população do Vale do Mucuri: “Estamos dando um passo importante em termos de serviços de urgência e emergência na cidade e, com esse financiamento tripartite da UPA, que tem a participação da União, Estado e Município, a Unidade de Pronto Atendimento está bem configurada em relação aos profissionais”.

Secretário de Estado garante hospital regional

Antônio Jorge Marques falou ainda da decisão do governador Anastasia em portar recursos para a construção de um hospital regional. “Hoje visitamos o Hospital São Lucas que está desativado na cidade e, antes da construção definitiva de um grande hospital regional na cidade, talvez, possamos ocupar esse espaço hospitalar” – concluiu.


Ministro garante reabertura do Hospital São Lucas

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou o Hospital São Lucas que está desativado e falou da possibilidade de reabrir a unidade. “Fiquei impressionado em ver um hospital como o São Lucas fechado, certamente, por problemas de gestão. Eu conversei com um dos diretores do hospital e perguntei o que aconteceu, ele disse que foi problema de gestão e que tem que admitir isso.

Vamos fazer uma verdadeira força tarefa, o Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde de MG e Prefeitura de Teófilo Otoni, para vermos quais os procedimentos para reabrirmos o Hospital São Lucas, com uma nova forma de gestão. O Ministério da Saúde está disposto a entrar com recursos para que o hospital volte a funcionar e fique disposto cem por cento a serviço do Sistema Único de Saúde – SUS, sendo integrado às necessidades da rede de saúde de Teófilo Otoni e da região”- afirmou Padilha.

Agilidade na implantação do curso de Medicina

Na ocasião, o ministro Alexandre Padilha mostrou seu apoio à prefeita Maria José no processo de implantação do curso de medicina em Teófilo Otoni, o que possibilitará mais profissionais de saúde para atender toda a população. “Um dos grandes gargalhos, hoje, para ampliar os serviços e levar mais qualidade de atendimento à população é, exatamente, ter médicos mais pertos de onde a população precisa. Então tomamos a decisão de que vamos entrar em campo com o MEC e estimular a criação de faculdades no interior do país e, sobretudo, cidades como Teófilo Otoni, com o curso de Medicina. A prefeita Maria José pode contar comigo para que possamos brigar para que venha o curso de medicina para Teófilo Otoni, que formem aqui médicos e também programas de residência médica”. (Redação: Hyanne Schultz e Conceição Sousa / Fotos: Douglas Fernandes).

agenciainline.com
Galeria de fotos







vitrine


Nova Camisa Atlético MG
Seu Nome Personalizado Em 12 Vezes Sem Juros2 Vezes Sem Juros
Na SportWest www.Atletico.SportWest.com.br/OLK


Nova Camisa Atlético MG
Seu Nome Personalizado Em 12 Vezes Sem Juros
Na SportWest www.Atletico.SportWest.com.br/OLK


Nova Camisa Atlético MG
Seu Nome Personalizado Em 12 Vezes Sem Juros
Na SportWest www.Atletico.SportWest.com.br/OLK



Noticiasinline.com © 2010-2011. Todos os direitos reservados - Minas Gerais, Brasil
Não possuo conta Cidadeinline
Ainda não possui conta no Carroinline
Crie já a sua!
Já possuo conta Cidadeinline
Login:
Senha: